Pensando em mudar de computador, substituir aquele seu velho processador por um de última geração? Então esse artigo é perfeito para você. Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber para escolher o melhor processador da atualidade. Acompanhante até o final e saiba os motivos porque investir em um i5 é a bola da vez.
No quesito poder de processamento, existem muitos processadores no mercado. Todos os anos, as empresas, principalmente a Intel, lançam modelos de processadores mais novos e com utilidades mais avançadas. Agora, com a chegada da AMD no ramo de processadores, essa evolução tende a ser a mais constante em razão da competição entre as duas gigantes do setor.
Porém, esses novos processadores são caros e deixam um computador simples com valores fora da realidade da maioria das pessoas. Para sua sorte, existem processadores que entregam um bom poder de processamento e a um baixo custo como os i5 9400f da intel, ótimos para quem pretende usar um computador para trabalho e lazer.
Ainda está em dúvida sobre qual processador comprar? Separamos alguns motivos que vão te fazer escolher o Intel i5 que, mesmo após o lançamento do i7 e com o iminente sucesso do i9, continuam sendo um dos melhores processadores para se investir. Se busca custo benefício, esse é o processador ideal para seu PC e vamos mostrar o porquê.
Abaixo de R$ 1.000,00
Costuma-se dizer que o processador é um terço da máquina, isso porque esses dispositivos funcionam como coração do seu computador. Os outros dois terços são a placa mãe, que em nossa analogia seria o cérebro, e as outras peças o corpo. Dessa forma, quando você vê um computador muito caro, pode dividir por um terço o preço do processador.
Nesse caso, é sempre bom colocar no orçamento qualquer tipo de gasto que se pretende ter com o computador. Pensando no processador, se ele chegar até R $1.000,00 como é o caso do i5 da Intel, quer dizer que seu computador chegará a um valor de até R $3.000,00. Um valor razoável para quem quer trabalhar e jogar sem se preocupar com travamentos.
Mais de um núcleo
O núcleo de um processador é um local físico onde as operações do sistema são feitas e enviadas para os demais hardwares. Portanto, é do núcleo que sai todos os comandos dos computadores. Os primeiros processadores contavam apenas com um núcleo, porém, com a evolução tecnológica, esse número tem aumentado cada vez. No caso dos processadores i5 o número de núcleos chega a 4. Isso quer dizer que os espaços de comando são quatro, dedicados para operacionalizar os seus comandos, entregando com maior rapidez múltiplas tarefas.
Tecnologia DDR3
Mais um ponto positivo dos processadores i5 9400f da Intel é o fato de que eles contam com uma tecnologia chamada DDR3, que permite mais velocidade no processamento de dados. Quanto maior o número do DDR, melhor é ele. Hoje há até o DDR 9, mas quem usa o computador para tarefas cotidianas e quer jogar por diversão o DDR3 é perfeito.